terça-feira, 7 de junho de 2011

Reformulação de um grupo: O DEMOCRATAS Taguaiense e a constante luta por uma cidade melhor.



No dia 24 de janeiro de 1985 surgiu o PFL - Partido da Frente Liberal, importante parceria na aliança que elegeu Tancredo Neves e sustentou a seguir o governo Sarney, primeiro governo do período de redemocratização. Em mais de vinte anos de história o Partido da Frente Liberal fez do Nordeste base de sua força política inicial, tendo como expoentes o Senador Antônio Carlos Magalhães na Bahia e Marco Maciel em Pernambuco. O PFL participou do governo de Fernando Collor de Melo e mesmo após o impeachment, acabou por compor a coalizão que sustentou Itamar Franco. Nos anos de 1994 e 1998 apoiou Fernando Henrique Cardoso e assim garantiu a vaga de vice-presidente para Marco Maciel.

O PFL foi opositor claro ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva, formando novamente coligação com o PSDB nas eleições de 2006, apoiando o Governador Geraldo Alckmin na eleição para Presidência da República. Em 28 de março de 2007 a história do PFL chega ao fim com a fundação do Democratas.

Em 2007, o partido muda de nome para recuperar sua imagem após os resultados ruins obtidos nas eleições de 2006, elegendo o deputado Rodrigo Maia como presidente do partido, mudando o núcleo eleitoral do partido do Nordeste para o Rio de Janeiro e São Paulo. A refundação do partido e a expressão "democratas" serve como um contraponto a "onda de populismo" no Brasil e na América do Sul. Juntamente com o PSDB, lança a candidatura de José Serra para concorrer a Presidência da República em 2010.

No tocante à história do PFL e do DEM na cidade de Taguaí, vale lembrar que o partido participou dos governos de Dito Dalcin (Coligação PDS – PFL – PTB), José Eduardo Gobbo (Coligação PPB – PFL – PTB – PSDB) e de Dr. José Dalcin (Coligação PL – PFL – PPB). No ano de 2004 o partido fez coligação com PSDB, PL e PPS a fim de promover a reeleição de Dr José Dalcin. Em 2008 lançou como candidato à prefeito o ex-vereador José Júlio da Silva, atual presidente do partido.

O atual DEM taguaiense vem sendo reformulado com a busca de novos filiados, a fim de compor uma agenda de propostas a serem discutidas nas eleições do ano que vem. Dentre os novos filiados deve-se destacar a presença de jovens que pela primeira vez participam de uma agremiação política, bem como de experientes políticos que já fizeram história no município, como é o caso do ex-prefeito Dr. José Dalcin, do ex-vereador Luis Carlos Balaio e de tantos outros ex-filiados e dissidentes que discordam da nova direção do PSDB municipal e que repudiam a atual forma centralizadora de governo do Sr. Jair Carniato (PTB).

O DEM taguaiense convida todos os cidadãos a participarem desses debates que deverão ocorrer em breve, a fim de tratarmos dos temas que por muito tempo foram abandonados pela Administração Municipal. Convida também, publicamente, os partidos que pretendem compor a oposição em 2012 (PV – PSC – PPS – PDT – PL – PP), por entender que um candidato apoiado pelo atual prefeito representaria um mero continuismo da antiga forma de se fazer política, indo contra todos os principios éticos e morais que sempre pautaram as atitudes de nosso grupo político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário